É muito importante conhecer pessoas que possam te ensinar, trazer conhecimento, agregar valor ao seu produto, desenrolar negócios e até mesmo apresentar outros contatos que poderão se tornar parcerias. De acordo com o economista, consultor de pessoas e organizações e pós-graduado em marketing empresarial, Jairo de Paula, uma rede de contatos que funciona é uma “fonte inesgotável de oportunidades”. Em seu livro “Uma marca chamada você”, ele explica que o netoworking não é só uma forma de conseguir contratos, clientes, negócios. É possível saber das novidades, conseguir dados interessantes, dicas e orientação, o que poderá render, consequentemente, em ligações importantes e resultados para a sua empresa.

Para ter uma boa rede de contatos, é preciso uma boa agenda e a conservação desses relacionamentos com certa frequência (e não só quando for conveniente ou necessário). Veja abaixo 10 dicas para você começar a construir seu networking do zero:

1- Faça uma lista com o nome de todas as pessoas que você conhece, incluindo parentes, amigos, colegas de escola ou universidade, vizinhos e outros profissionais.

2- Separe os contatos por atividade profissional ou grau de intimidade.

3- Dentro dessa lista, faça uma nova seleção e agrupe quem tiver relação direta com sua atividade profissional.

4- Descubra onde estes estão trabalhando e que cargos estão ocupando e entre em contato (de preferência, quando estiver empregado, com sua empresa montada).

5- Frequente cursos, feiras, congressos e outros eventos que lhe permitam conhecer pessoas.

6- Troque sempre cartões de visita e faça anotações no verso dos que receber para lembrar das pessoas.

7- Use ambientes ocasionais como locais para fazer relacionamento. Exemplos: no avião, em uma viagem, ou no consultório de um médico. Empreendedores precisam saber se relacionar e você nunca sabe quando a pessoa pode ser um contato.

8- Participe de reunião de ex-colegas de escola e faculdade.

9- Visite o sindicato da sua área e associações de classe.

10- Atenda a pedidos de ajuda de colegas ou conhecidos sempre que possível. O comportamento poderá lhe trazer referências futuras.

Qualquer profissional precisa de uma rede de contatos para se desenvolver, mas empreendedores devem saber trabalhar muito bem o networking para sempre ter novas oportunidades de negócio. Quanto mais cedo você, começar a assimilar isso, mais fácil será sua jornada corporativa. Boa sorte!

Fonte: Pensando Grande