Estive hoje cedo na palestra do Cassio Dreyfuss | Vice Presidente da Gartner, que explanou um pouco mais sobre as tendências no mercado em T.I. sobre quatro vertentes: Ferramentas Sociais, Mobile, Cloud Computing e Informação. Antes de entrar nas vertentes mencionadas, foi feita uma contextualização sobre o mercado de T.I. na América Latina, onde apesar de área não estar no foco de incentivos estratégicos do governo (pelo menos não no Brasil) os investimentos na área devem receber até 15% do budget. É cada vez mais presente a falta de profissionais que deverá surgir no mercado, e o desafio das empresas tem sido cada mais mais diminuir seu custo e aumentar a eficiência da área. Abaixo segue um pouco do que o Cassio abordou em sua palestra nas principais vertentes mencionadas.

Ferramentas Sociais: Nos próximos anos devem evoluir e melhorar a forma como utilizamos, em especial no que diz respeito as possibilidades que aproveitar o que já está disponível. Na América Latina a questão de facilidade de se relacionar entre as pessoas é uma característica muito forte, e que deve surgir uma como uma vertente de desenvolvimento das empresas para chegar ao cliente para abordar e fazer negócio. Por enquanto, as empresas tem usado as ferramentas essencialmente para fazer marca e se comunicar com a comunidade, mas a tendência é que cada vez mais sejam utilizadas para influenciar os seus processos de negócio como um todo, como equipes cada vez mais multidisciplinares.

Fazer uso das ferramentas sociais com segurança ainda é um desafio, já existem experimentações neste sentido fazendo uso de nuvem pública e nuvem privada, e as soluções devem caminhar neste sentido, mas é essencial que as empresas tenhm uma estratégia de midia social, o que significa pensar em como estas ferramentas farão parte do seu processo de negócio.

Mobile: Ainda existem empresas com restrições quanto a possibilidade de seus colaboradores usarem serviços on-line não ligados ao trabalho. No entanto, os celulares e tablets estão cada vez mais presentes, fazendo com que muitas vezes serviços “bloqueados” sejam acessados a partir de aplicativos móveis dos colaboradores, o que faz com que cada vez menos faça sentido restringir o uso de serviços.

Sob este aspecto as empresas deverão trabalhar cada vez mais em sentido de integrar as suas plataformas aos aplicativos movéis e permitindo assim que seus colaboradores possam fazer seu trabalho no dispositivo que preferirem, e não necessariamente no equipamento da empresa. Por parte do mercado, a necessidade de estar presentes nos mais diversos aplicativos tem aumentado a cada dia, em especial com o barateamento dos equipamentos. E veremos as empresas procurando se adequar para estar presente nos diferentes aplicativos mobile, para que o cliente encontre a empresa onde estiver.

Cloud Computing: Antes de falar sobre as tendências, ele fez uma definição do que pode ser entendido por cloud computing, que é basicamente algo baseado em serviços, com característica elástica para contratação, padrão, com um modelo que sirva para muitos, custo medido pelo uso e com uso de tecnologia web.

A grande vantagem que surge com serviços em nuvem, é a possibilidade que se cria de tornar os investimentos em T.I. bem menores, podendo por exemplo por fim aos investimentos em grandes data centers. Talvez em um futuro próximo, os profissionais de T.I. não terão mais suas carreiras desenvolvidas em empresas onde o core business seja outro que não T.I.. Já que a tendência é que cada vez mais as empresas se tornem consumidoras se serviços de T.I.

Muitos CEOs ainda são relutantes quanto a utilização de serviços na nuvem, e este fator tende a fazer com que as pequenas em médias empresas saiam na frente no processo de migrar seus processos para a nuvem, uma vez que estas empresas já tem o hábito de consumir serviços. Faz se necessário criar uma estratégia para a nuvem, e imaginar que a nuvem tem a cada dia mais se tornando o grande computador, onde estão os negócios.

Informação: A informação tem deixado de ser algo sigiloso para cada vez mais se tornar algo on-line, que deve ser compartilhado. Uma nova abordagem para a gestão de informação, deve se desenvolver em sinergia com as outras vertentes. A demanda por ferramentas que produzem informações além do que o excel é iminente. A gestão de informação será a cada dia mais um diferencial estratégico, e saber fazer esta gestão compartilhada do data center para a nuvem, clientes e fornecedores vai exigir muita competência e atenção no assunto. Mas esta velocidade e integração serão determinantes.

Fonte: MundoPM