Networking traduzido do inglês significa rede de contatos. Até aí você já entendeu que criar uma rede de contatos é preciso de relacionamentos. Mas além disso, quando você vai trabalhar um networking empresarial é preciso que tenha em mente três questões importantes:

  • Quem são meus clientes em potencial?
  • Onde posso encontrar esse público-alvo?
  • Quem pode me apresentar a eles?

Tendo consciência dessas perguntas você conseguirá se posicionar em grupos bem definidos e que gerem alcance para sua marca. O networking ou rede de relacionamentos, é algo feito por muitos profissionais de todas as áreas; por aqueles que buscam criar ou aprofundar relacionamentos gerando oportunidades de melhorias no negócio ou até mesmo criação de novos projetos.

O networking é o famoso boca a boca. Ainda não inventaram arma mais forte e eficiente de divulgação que esta! Pode parecer simples fazer isso, muitos pensam que é só captar vários “cartõezinhos de visita” porém não é tão fácil assim. Saber como ele funciona é simples, mas pôr em prática é o maior desafio que só quem está disposto consegue fazer.

Além disso não adianta nada você ter conseguido captar esses cartões, ter feitos bons contatos se você não for organizado o suficiente para não perdê-los de vista.É péssimo ficar procurando durante horas o que poderia ser encontrado em um clique, isso o CRM online faz pra você. Assim dá pra estruturar bem com quem vai entrar em contato, quem precisa de seus serviços ou produtos, onde pode encontrá-lo, ou quais são as pessoas que conhecem outros interessados naquilo que tem pra oferecer. É reunir, planejar, saber quando dar o follow up, quando acabou a prospecção e partiu pra o fechamento de negócio!

Na atualidade acompanhamos índices como taxas de desemprego que sobem, inadimplência que aumenta a cada notícia, (além de crises pelo mundo inteiro) e pra não cair nisso o networking é vital. Ele é a oportunidade de continuar em evidencia mesmo quando tudo parece estar indo mal. Deixe todos esses índices, todas essas informações de lado por um momento e se foque no conteúdo que precisa se concentrar, foque nas soluções! Quando suas atitudes vão em busca de algo melhor você cresce, procura contatos, cria parcerias e encontra novos clientes que nunca alcançaria se continuasse com a mesma postura. Enquanto seus concorrentes reclamam que as coisas vão mal, saia dessa e busque referencias que te agreguem. Construa um negócio boca a boca!

Seu capital social tem valor, foque no seu melhor, não se desvie de suas metas. Tenha uma rede pessoal de relacionamentos que acredite junto com você.

Networking não é só “almoçar”, “tomar cafezinho” ou fechar negócios. É relacionamento, é expor seus valores, criar confiança trazendo para perto pessoas que nunca conheceria se estivesse “sozinho”.

Tenha disciplina. Você se promove através da sua empresa. Participe de eventos que tenham a ver com o que trabalha, mas também enriqueça sua rede com pessoas de áreas diferentes, elas podem te ajudar em um projeto futuro. Troque experiências e monte sua lista de contatos. Mas não apenas monte, use-a, faça uma gestão de relacionamento com eficiência é por isso que o marketing criou o CRM.

Fonte: CRMZEN