Pesquisa aponta que o aumento de informações compartilhadas em uma empresa (71%) é o fator principal citado pelos entrevistados para a decisão de implantar uma solução de rede social corporativa.

A Microsoft disse que está se preparando para grandes mudanças em software corporativo social, citando resultados de pesquisas que mostram o crescimento da adoção no mundo corporativo.

Com as previsões da Forrester Reseach, de que software corporativo social deve se tornar um mercado de US$ 6.4 bilhões até 2016, a Microsoft está atenta. Os resultados abaixo estão condensados do sumário executivo da pesquisa da Harris Interactive.

Implantação: Começando com uma amostra nacional de 354 líderes de TI e negócios, em empresas com pelo menos mil funcionários, a Harris descobriu que 47% dos entrevistados relataram que suas empresas, atualmente, têm uma rede social corporativa em uso, outros 28% relataram ter uma em desenvolvimento. Apenas 25% disseram que suas empresas ainda não têm uma rede social corporativa implantada e não têm planos pra isso.

Os números a seguir são todos baseados em entrevistas com 202 tomadores de decisões (100 em cargos de vice-presidência ou acima, e 102 tomadores de decisão de TI) em organizações que já implantaram (61%) ou que estão em processo de implantação (39%) de rede social corporativa.

Envolvimento da TI: 65% dos tomadores de decisões acreditam que é absolutamente essencial ou extremamente importante envolver o departamento de TI da empresa na criação de uma rede social corporativa, enquanto 35% consideram pouco ou nada importante.

Uma porcentagem significativamente mais alta de líderes tomadores de decisões de negócio (75%) do que tomadores de decisão de TI (55%) acreditam que é absolutamente essencial ou extremamente importante envolver o departamento de TI na criação de uma rede social corporativa.

Investimentos existentes: Uma grande maioria (57%) dos tomadores de decisão relatou que sua empresa está inclinada a implantar uma mistura de novos softwares sociais e utilizar investimentos/infraestrutura existente para as soluções de TI. Um quarto deles (25%) disse que a empresa está mais inclinada a aproveitar investimentos existentes, enquanto 18% disseram que a empresa deve adotar um novo software social.

Integração com infraestruturas existentes: 59% dos entrevistados acreditam que é absolutamente essencial ou extremamente importante ter rede social integrada com a infraestrutura existente na empresa, enquanto 41% acham que é pouco ou nada importante.

Uma porcentagem significativamente mais alta de tomadores de decisões de negócio (68%) do que de tomadores de decisões de TI (50%) acha que é absolutamente essencial ou extremamente importante ter rede social integrada com a infraestrutura existente na empresa.

Preocupações: Segurança (90%) está no topo da lista das preocupações de TI para a grande maioria dos tomadores de decisão durante a implantação de uma rede social corporativa. Depois de segurança, eles estão mais preocupados com a integração da rede com sistemas existentes (66%), compliance (53%), governança (44%), habilidade de desenvolver aplicativos customizados para redes sociais (27%) e outros (1%). (Respostas limitadas a três principais preocupações).

Fatores essenciais de sucesso: 66% dos tomadores de decisão citaram colaboração – mais pessoas conversando e trabalhando com produtividade – como um fator essencial de sucesso para uma solução de rede social. Depois de colaboração, é importante ter produtividade (medida por ganho de eficiência) para 64% deles, adoção (pessoas na empresa realmente usando a rede social) e valor adicionado aos processos do negócio (ambos com 51%), economia (42%) e outros (1%).

Motivos para implantar: O aumento de informações compartilhadas em uma empresa (71%) é o fator principal citado pelos entrevistados para a decisão de implantar uma solução de rede social corporativa. Outros motivos são: direcionar colaboração e produtividade na empresa (64%), aprimorar a eficiência dos processos de negócio (56%), satisfazer funcionários que pediram por rede social (36%), criar transparência entre os negócios da empresa e os funcionários (26%) e outros (6%).

Principais benefícios: 72% dos tomadores de decisão relataram que a rede social oferece, ou eles esperam que ofereça mais colaboração entre funcionários. Outros benefícios esperados são mais produtividade (45%), gerar mais afinidade entre os negócios e os funcionários (42%), oferecer novas informações sobre a forma como as pessoas pensam dentro da empresa (41%), facilidade de uso para que as pessoas realmente usem (38%), conectar força de trabalho dispersa (34%) e outros (3%).

A importância de um projeto-piloto: Apenas um pouco mais da metade (51%) dos tomadores de decisão acreditam que é absolutamente essencial ou extremamente importante que a empresa comece a implantação de uma rede social com um projeto-piloto, enquanto 49% acham que é pouco ou nada importante.

Tipos de comunicação: 67% dos entrevistados citaram mensagem instantânea como tipo de comunicação que a rede social corporativa deve utilizar. Outros meios de comunicação citados foram e-mail (64%), videoconferência (62%), a possibilidade de “seguir” pessoas, documentos ou sites (51%), áudio-conferência (47%), linhas de atividade (34%), compartilhamento de vídeos (33%), a possibilidade de “curtir” conteúdo ou pessoas (28%), microblogging (26%) e outros (2%).

Fase de implantação: Quando perguntados em que fase do processo de implantação da rede social estava a empresa, 48% dos entrevistados disseram que estão na fase inicial de lançamento ou na fase piloto, com um número limitado de usuários. 30% disseram que já implantaram o software por toda a empresa e 12% já implantaram e agora estão desenvolvendo capacidades adicionais para o software social ou estão desenvolvendo o software social nos processos de negócio. 10% relataram estar em outra fase.

Fonte: Information Week