Sempre me deparo com excelentes empresas e prestadores de serviços na área de TI, com fortes conhecimentos em sua área de atuação, porém, os anos de experiência ou certificações não são a garantia de clientes satisfeitos.Há duas questões chaves quando falamos de clientes:

1. Confiança
Quantas vezes você já pediu a indicação a um amigo sobre um possível prestador de serviços? Isso acontece porque as pessoas buscam credibilidade. É tarefa do gestor e de sua equipe transmitir segurança ao cliente.
2. Problemas resolvidos
De nada adianta possuir 5 certificações, 20 anos de mercado e um ótimo diploma na parede se você não conseguir provar ao cliente que é capaz de solucionar a demanda.

3 fatores chaves para conquistar definitivamente seu cliente:

1. Linguagem acessível
Evite termos técnicos ao falar com o cliente. Lembre-se: o especialista em TI é você e não ele.

2. Produto ou serviço “palpável”
É difícil gerir ou vender contratos de tecnologia por não ser algo palpável. Então, documente os resultados da sua solução para o cliente, liste quais são as expectativas dele e como você vai vai atendê-las.

3. Ética
Pode parecer óbvio, porém, é importante lembrar que ser verdadeiro é essencial. Exemplo: se você não consegue cumprir o prazo solicitado pelo cliente, é melhor dizer que não pode entregá-lo conforme especificado. Seja sincero e tente negociar uma solução.

Se você segue os caminhos acima, parabéns, você está no rumo certo!